Quem sou eu

Minha foto
O Projeto Luto pela Vida, vem através da terapia de luto individual ou em grupo proporcionar um espaço para elaboração de perdas. Embora o nome seja de fato alusão a palavra luto que vem do latim, lutum que significa: tristeza, lástima, dor. A proposta do "Luto pela Vida", é pensar também no poder deste verbo, pois é lutando que transformamos a vivência do luto em elaboração e volta à melhor qualidade de vida, apesar das perdas. e-mail: lutopvida@hotmail.com

sexta-feira, 29 de julho de 2016

TERAPIA DO LUTO




"A experiência do luto é poderosa. Assim também é a sua capacidade para ajudar a curar a si mesmo. Ao viver o processo do luto, a pessoa está se movendo em direção a um renovado senso de significado e propósito em sua vida.” (Wolfelt)


O acompanhamento terapêutico do luto tem como principais objetivos:




  •  Identificar e resolver os conflitos causados pela separação, pela falta, pela ausência do ente querido. Trata-se da readaptação. O enlutado passa a desempenhar papéis que antes não desempenhava e isso pode ser bastante custoso. A resolução dos conflitos exige a vivência de sentimentos e pensamentos que o paciente evitava. 
  • Permitir que o paciente viva o luto, promovendo o espaço para as manifestações de sofrimento, de pesar, que muitas vezes em nossa sociedade são encarados como fraqueza, fazendo com que o enlutado não encontre espaço para expressar seus sentimentos.
  •  Identificar e descrever as situações problema, remanejar as contingências e desenvolver novo repertório comportamental. 
  • Validar os bons momentos e sustentar a alegria quando ela vier. 
  • Encorajar o enlutado a redescobrir o prazer e o sentido de sua vida. 
  • Auxiliar o enlutado a retomar suas atividades profissionais identificando, junto com ele, o melhor momento para o retorno. 
  • Prevenir situações de perdas secundárias ao luto, como a separação conjugal, no caso de pais que perdem filhos, cujo índice é altíssimo durante o primeiro ano após a morte. 
  • Estimular e orientar os pais enlutados a retomarem o cuidado com os filhos que ficam. 
  • Prevenir situações de desequilíbrio familiar após a perda de um membro da família, mantendo a união e o compartilhar da dor com transparência, evitando o pacto de silêncio.
  A terapia do luto é a expressão livre dos pensamentos e sentimentos a respeito da morte e tal expressão é parte essencial da cura.







 Fonte: Adriana Tomaz/04Estações 

Nenhum comentário:

Postar um comentário